Greenwashing traduzido para o português quer dizer "lavagem verde" ou "maquiagem verde". Ele pode ser praticado por políticos, empresas públicas ou privadas, indústrias e ONGs.
Com o passar dos anos os consumidores estão cada mais preocupados com a preservação ambiental. E para conquistar estes consumidores conscientes muitas empresas tem usado o greenwhashing .
Greenwashing é a pratica de promover anúncios, ações,
relatórios, propagandas, publicidade e discursos sobre ser ambientalmente
correto. Sendo comum relacionar a imagem de quem divulga essas
informações à defesa do ambiente.
Porém na realidade medidas reais que contribuem
com a minimização ou a solução dos problemas ambientais não são praticadas.
Fique em alerta com produtos que se autodeclaram
ecofriendly ou verdes e se informe, pois você pode está sendo enganado e na pior
das hipóteses colaborando com essa prática.
E nós consumidores,
precisamos saber separar as empresas ambientalmente sérias daquelas que se
dizem ser.
Consequentemente, produtores e prestadores de
serviço devem analisar suas estratégias de marketing utilizadas e verificar se
o que a empresa oferece é realmente tão sustentável quanto o que a propaganda
diz.
Neste artigo trago alguns erros cometidos por empresas ao anunciarem seus produtos sustentáveis.
Conheça os 7 erros que empresas cometem ao
anunciar
que seu produto ou serviço é sustentável.
1 - Custo ambiental camuflado
Mostrar somente o aspecto ambientalmente favorável não significa que o produto seja sustentável. É preciso analisar todos os aspectos, como todo o ciclo de vida da mercadoria.
2 - Falta de provas
As informações apresentadas devem ser atestadas por uma terceira parte, normalmente, por um órgão governamental de fiscalização ou instituições reconhecidas na área.
Exemplo: uma marca traz em sua embalagem a informação de que reflorestamento, mas essa informação não está certificada por uma terceira parte.
3 - Generalidade
Termos genéricos como “ecologicamente correto”, “totalmente natural", ou dizer apenas “sustentável” é muito vago e não demonstra a empresa realiza efetivamente para que ela seja considerada sustentável.
4 - Rótulos falsos
Ícones parecidos a selos ambientais são colocados na embalagem ou nas peças de publicidade, passando a impressão de que o produto é certificado por terceiros mas, na verdade, é mais uma informação do fabricante.
5 - Irrelevância
Informações ainda que verdadeiras não trazem um diferencial ecológico do produto - mas induzem a entender que sim.
Um exemplo clássico acontecia há alguns anos, marcas de desodorantes aerossóis colocavam nas embalagens que produto não continha CLOROFLUORCARBONO.
E isso é uma verdade, porém os CFCs foram proibidos no Brasil em 1988, portanto, destacar isso no produto é totalmente irrelevante.
6 - Mal menor
Quando a empresa encobre os danos ambientais graves relacionados à sua atividade. Se declara como menos poluidor ou destruidor que a concorrência. Distraindo o consumidor sobre os problemas ecológicos envolvidos.7 - Mentira
O uso da má-fé, passando informações que não condizem com a verdade, gerando a sensação de que a empresa possui consciência ambiental.Fique atento e não caia no greenwashing, exija dos seus fornecedores ou dos seus prestadores de serviço as cerificações ambientais que comprovem o empenho para preservar os recursos naturais.
Existem vários certificados, como selo de orgânicos para alimentos e os selos da ISO 14000, por exemplo.
Você já percebeu greenwashing (maquiagem verde) em produtos ou serviços?
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